Segurança na organização de festas de São João

Segurança na organização de festas de São João

Para quem gosta de diversão, boa música, boa comida e a companhia dos amigos, a melhor época do ano chegou. As festas juninas são há anos uma tradição cultural do Nordeste. Carrega histórias e tradições únicas.

Nada melhor do que curtir essa linda festa com segurança e sem se preocupar com acidentes.

A primeira recomendação é sempre manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia. Da mesma forma, as fogueiras não devem ser acesas perto de postes ou embaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação.

A decoração junina é outro aspecto que requer atenção na prevenção de acidentes. Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.

Em casos de  ligações  provisórias de energia para o suprimento das instalações elétricas de arraiais ou barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício, o serviço apenas pode ser executado por profissionais.

Ligação clandestina (gato de energia) além de sobrecarregar o sistema, representar risco de curto-circuito e acidentes graves.

Com todos esses detalhes bem pensados, é só caprichar nas comidas típicas, músicas, vestir aquela roupa xadrez e aproveitar com muita alegria e segurança!