Por que acidentes acontecem em obras?

Por que acidentes acontecem em obras?

Nenhuma situação é mais complicada em uma obra do que um acidente, e eles podem parecer raros, mas os acidentes de trabalho são mais comuns do que se imagina. A área de construção civil é uma das mais presentes nesses índices, sendo a terceira com o maior número de acidentes e a com maior número de mortes.
De acordo com as estatísticas da Previdência Social, somente o setor de Transporte Rodoviário de Carga fica a frente da Construção civil em números de acidentes totais. Mesmo com as diversas normas e legislações, os acidentes ainda são uma forte fonte de preocupação para o setor.

Mas por que esse número ainda é tão grande? Porque na maioria das vezes esses acidentes são causados por falta de especialização dos funcionários sobre as ferramentas e práticas seguras de utilização. Isso demonstra existir ainda uma grande lacuna na capacitação dos colaboradores de executar as atividades de maneiras satisfatória, evitando os riscos a própria saúde.
Riscos esses como a má utilização de maquinários da obra, já que muito deles são possuem funções cortantes e trituradoras e podem vir a provocar cortes e lacerações graves. A realização de tarefas de forma brusca, apressada e sem o devido cuidado, ou a não utilização de todos os Equipamentos de proteção pessoal (EPIs) são algumas causas de acidentes. Treinamentos contínuos e o uso de EPIs não devem ser negligenciados durante todas as etapas da obra.

Investir na prevenção com certeza é a melhor atitude para evitar acidentes de trabalho na construção civil. Abaixo separamos quatro formas de garantir uma melhor segurança para o canteiro de obra na sua construtora

1. Fique atento as NRs – Siga sempre as normas de segurança, elas existem para melhor a qualidade do trabalho, principalmente a NR18.
2. Capacite sua mão de obra – Profissionais qualificados são a melhor forma de evitar acidentes.
3. Use sempre os EPIs – Os equipamentos de proteção eles são obrigatórios em todos os canteiros de obra, também são uma ótima forma de diminuir os danos ao corpo no caso de um acidente mais grave.
4. Converse sobre segurança – Ter um diálogo aberto com toda a equipe sobre a segurança deles e da obra é uma base importante dentro de qualquer obra. Deixar todos cientes da importância de tomarem cuidado enquanto trabalho é uma boa forma de começar a prevenir acidentes.

Por que acidentes acontecem em obras?

Nós da MPM locações sempre nos preocupamos com a segurança dos nossos funcionários, capacitando todos para a prevenção de acidentes e a importância de ter um ambiente de trabalho mais seguro para todos. Além disso, temos também treinamentos para nossos clientes e seus colaboradores. Fazemos com total responsabilidade e orgulho de saber que estamos salvando vidas através de informação de qualidade.