Novas tecnologias na construção civil

Novas tecnologias na construção civil

A transformação tecnológica é uma realidade em praticamente todos os setores comerciais do mundo, incluindo a construção civil. Cada vez mais novas tecnologias são implantadas na área com o intuito de atender as expectativas do mercado, principalmente para agilizar, baratear e trazer mais segurança para o mercado que continua em forte expansão.

Enquanto a indústria 3.0 é mais focada na automação de máquinas e processos, a Indústria 4.0 foca na completa digitalização. Além das máquinas automatizadas e robôs, que também podem ser utilizados em funções que ofereçam riscos aos funcionários e são programados para capturar dados que serão analisados e utilizados posteriormente para a melhoria de processos, desenvolvendo sistemas mais automatizados que ajudam na hora de transformar o projeto em realidade.

mpm_blog_novastecnologias2

Sistemas automatizados e materiais mais resistentes contribuem para dar vida às grandes inovações na área, transformando todas as etapas do processo de engenharia e construção. O 3D, por exemplo, pode levar precisão contínua, qualidade e segurança dos serviços, diminuição de retrabalhos, desperdícios materiais e financeiros, e a redução do tempo da construção. Enquanto o bio concreto é capaz de se regenerar.

O foco atualmente tem sido o desenvolvimento de novos materiais, como o bioconcreto, e novas soluções que gerem maior produtividade e sustentabilidade, principalmente agora quando os projetos estão se tornando mais caros e criativos.

Tecnologias como o elevador multidirecional sem cabos, nanotecnologia aplicada, contrapiso autonivelante, sensores vestíveis, impressão 3D e até o uso de Drones são exemplos de novos projetos para facilitar o serviço de construção de prédios muito grandes.

À medida que a tecnologia muda no setor de construção, aumenta a expectativa de uma reação positiva a partir de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, viabilizando bons resultados no setor.

A MPM sempre busca oferecer os melhores e mais modernos equipamentos para os nossos clientes, além de sempre está buscando novas formas de oferecer novos equipamentos que ajudem a melhorar a eficiência das obras. Nós acreditamos nas novas tecnologias venham para desenvolver melhor o setor da construção civil e tornar ele cada vez mais seguro.