Como valorizar a fachada de prédios?

Como valorizar a fachada de prédios?

Para o mercado imobiliário a aparência do empreendimento é um dos fatores mais importantes quando o assunto é valorização. Pequenos detalhes podem ajudar a valorizar um prédio assim como podem ajudar a desvalorizá-lo.

A fachada é a primeira impressão que alguém tem do prédio, portanto, é um ponto chave na hora da compra, além dela demonstrar o estado de conservação, o padrão de manutenção do imóvel. Pintura desgastada, desprendimento do revestimento e manchas na fachada são problemas ocasionados pela passagem dos anos. Esses problemas devem sempre ser consertados de maneira preventiva e sempre ter um engenheiro responsável pela obra.

Para os profissionais da área, a reforma de fachadas de prédios exige muita cautela e estudo, já que revitalizar significa respeitar a arquitetura já existente, sem se impor a ela. Não existe uma periodicidade exata a ser seguida, mas é aconselhado fazer manutenção quando a pintura está desbotando, alguma pastilha está solta ou se houver o desejo de revitalização. Uma dica para a modernizar a estética do edifício é a substituição de gradis antigos das varandas por alumínio e vidro, ou das grades de entrada por vidros de segurança. Há algumas soluções mais simples voltadas à recuperação de fachadas que dão uma cara nova a fachada como: refazer os rebocos, resolução de problemas de infiltração nas paredes externas, renovação da pintura ou mesmo substituição de revestimentos.

Os revestimentos em cerâmica, por exemplo, chegam a valorizar o imóvel em 30% a 40%, além da durabilidade que pode chegar a 20, 30 anos, dependendo da manutenção periódica com lavagem e serviço de emassamento.

Para quaisquer destes serviços, é necessário ter equipe certificada e o uso de equipamentos específicos como a Balança Elétrica, que diferente das balanças manuais que você precisa acionar manivelas que dependem do esforço humano, é acionada por apenas um botão e sobe aproximadamente 10 metros a cada minuto.

Outro equipamento muito necessário são os guarda corpos e grades de proteção, que protegem a periferia de uma obra e ajudam a manter a segurança de todos os envolvidos que transitam pelo espaço. Um canteiro com Sistema de Proteção de Periferia garante produtividade e agilidade sem risco de acidentes graves.

Lembre-se que para fazer manutenção de fachadas de prédios é preciso de autorização da prefeitura local.

Nós da MPM Locações contamos com os mais diversos equipamentos de construção civil com certificação e laudo de resistência conforme as normas de segurança.