A importância da SIPAT para área de Construção Civil

A importância da SIPAT para área de Construção Civil

Assim como outras atividades na Construção civil, a SIPAT é algo fundamental. Mas o que é SIPAT e qual a sua importância? No post de hoje vamos te explicar direitinho por que ela é tão relevante.

Antes de tudo, SIPAT é uma sigla e significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.  É um evento anual e obrigatório por lei.

Nela são realizadas atividades direcionadas a prevenção de acidentes, segurança e doenças ocasionadas pelo trabalho. O objetivo dessa semana é estimular o auto cuidado e o cuidado mútuo. Também visa promover um reforço no conhecimento e conscientizar os trabalhadores sobre a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Com certeza essa semana é importante pra Construção Civil por que é nela que se tem a oportunidade de relembrar os programas de treinamento que já são feitos no dia a dia da obra.  Esse conhecimento pode ser passado de diversas formas, como: palestras, dinâmicas, gincanas, sorteios e outras atividades sobre o assunto. Não só os técnicos de segurança podem participar, o ideal é que o maior número de funcionários esteja engajado e participando desse momento.

Sem dúvidas, faz toda diferença quando uma empresa se empenha nesse evento e estimula a participação de todos os seus funcionários. A MPM prioriza a segurança em todas as obras que participa.