5 dicas para ter mais segurança em um canteiro de obras.

5 dicas para ter mais segurança em um canteiro de obras.

A segurança deve sempre ser uma das partes mais importantes de uma obra. O trabalho seguro no canteiro de obras, além de evitar acidentes, ajuda na organização do lugar, no bem estar de todos os envolvidos e no prazo da obra. Acidentes acontecem, mas também podem ser evitados com foco em atenção e organização. Por isso nós, da MPM, que defendemos um maior foco na segurança de todos os envolvidos na obra, separamos cinco dicas bem práticas e de fácil ação para manter um canteiro de obras mais seguro.

1. Garanta o uso de EPIs e EPCs

O uso de EPIs e EPCs são obrigatórios para garantir a segurança no canteiro de obras e outras doenças ocupacionais. Disponibilizar equipamentos em perfeitos estados para todos os funcionários, assim como a informação correta de como eles devem ser usados. Opte por sempre manter equipamentos sobressalentes no estoque para casa de quebras.

2. Mantenha o lugar limpo e organizado

Segurança começa com limpeza e organização, principalmente nas áreas de maior movimento. A melhor maneira de manter o lugar sempre limpo é através de um planejamento específico com determinação de maquinários e equipamentos.

Sinalização indicativa das cores utilizadas nas placas

3. Prevenção

Prevenir ainda é a melhor forma de evitar acidentes. Estudar falhas e ricos é melhor do que lidar com eles depois.

4. Cumprir as normas de segurança

Cumprir as normas de segurança para garantir condições mais seguras e evitar multas, como a NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil) e NR 35 (Trabalho em Altura).

5. Treine os funcionários

Conscientizar, treinar e fiscalizar os funcionários é uma das formas mais ativas de garantir segurança. Converse sobre os riscos oferecidos pela sua atividade. Campanhas de conscientização ajudam a evitar perigos e treinamentos para orientar quanto ao uso correto dos equipamentos e preparar para situações críticas. A fiscalização também é importante e deve ser feita com frequência.

Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos trabalhadores envolvidos neste processo não apenas é uma obrigação da construtora, como ainda traz diversas vantagens ao ambiente de trabalho e aos resultados entregues.

Planejar e conversar sobre segurança é a melhor forma de evitar acidentes.