Sustentabilidade no Canteiro de Obras

Sustentabilidade no Canteiro de Obras

O setor da construção pode ser um grande causador de danos ambientais devido à grande quantidade de resíduos e entulhos gerada nos canteiros de obras e atividades de extração de matéria-prima. Por esse motivo, um dos desafios desse atual desse grande setor é a sustentabilidade; como minimizar os impactos provocados pelas obras e extrações ou fabricações de elementos essenciais para a construção? Como fazer uma obra ser sustentável e ainda assim cumprir o cronograma?

Nas cidades, é fácil perceber o grande número de obras que estão sendo realizadas e geram muitos resíduos que precisam ser adequadamente descartados, reciclados e reutilizados quando, ou se, possível. Pensando nisso, o governo estabeleceu normas para esse descarte e destinação final que devem ser cumpridas. Porém, como separar os resíduos de obras de construção civil?

Em uma pequena obra, utilize caçambas que possam armazenar todos os tipos de resíduos sólidos, como materiais inutilizáveis, que serão recolhidos durante toda a construção. No término da construção, as caçambas devem ser levadas para locais de triagem ou seguir para aterros. Já no caso de grandes obras, como edifícios, as construtoras devem investir em programas de gestão ambiental, visando à separação de resíduos desde o projeto até o término da obra. Esse processo tem grande importância ambiental e de sustentabilidade. Nas construções que adotam práticas sustentáveis, os trabalhadores recebem treinamento específico no início e durante o processo.

Há uma ampliação da conscientização ambiental e qualificação pessoal, em que as práticas são adotadas pelos trabalhadores em seu cotidiano. Com isso, o processo de destinar adequadamente os materiais dentro da obra torna-se mais fácil, permitindo seu reaproveitamento, reduzindo os custos de coleta e garantindo que uma maior quantidade de resíduos seja reutilizado e destinado às usinas e cooperativas de reciclagem.

Quanto ao ambiente de trabalho, há diversas melhorias, como uma maior organização, limpeza dos canteiros e redução nos riscos de acidentes de trabalho. Uma forma de evitar o desperdício de materiais é a adoção de

máquinas, pois são programadas para utilizar a quantidade correta, tendo como base as medidas programadas pelo responsável pela obra. Estes maquinários são específicos, podendo ser utilizados na construção de paredes, lajes e outras estruturas.

Uma construção consciente e com sustentabilidade, além de evitar os prejuízos que uma construção normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final da obra e seu tempo de duração.

Leave a Comment

Your email address will not be published.