Mulheres na Construção Civil

Mulheres na Construção Civil

O mercado da construção civil registra um grande crescimento da presença feminina em seus canteiros de obras. Melhores salários e a possibilidade de crescimento profissional são os principais atrativos desse mercado para as mulheres.

No Brasil, a presença das mulheres na construção civil ainda é bem inferior se comparada à presença masculina. Porém, na última década, a participação feminina no setor aumentou cerca de 8%. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o número de operárias saltou de 83 mil nos anos 2000, para 138 mil no final do ano de 2008. Atualmente, encontram-se ativas no mercado mais de 200 mil mulheres. Porém, é importante ressaltar que a presença feminina na construção civil pode ir muito além do que se aponta nas estatísticas oficiais. Já que em nosso país, existem muitas mulheres que trabalham na área de forma autônoma.

O principal diferencial da presença de mulheres nessa profissão e o que vem atraindo os empresários é que elas são muito mais detalhistas e cuidadosas ao manusear os equipamentos. Elas são mais requisitadas que os homens para as atividades que exigem mais paciência e precisão, como o acabamento das obras e a finalização dos detalhes.
Portanto, o mercado da construção civil no Brasil tem registrado um grande crescimento acompanhado de uma maior profissionalização da mão de obra feminina.

Algumas barreiras e preconceitos tem sido quebradas e, atualmente, muitos profissionais da área estão percebendo que a força física deixou de ser critério decisivo quando se tem determinação para realizar um trabalho bem feito! A MPM Locações apoia as mulheres em todo mundo que se dedicam ao trabalho seja ele qual for.

Leave a Comment

Your email address will not be published.