4 Dicas Para Melhorar a Gestão do Seu Empreendimento.

4 Dicas Para Melhorar a Gestão do Seu Empreendimento.

Projetos de construção que ultrapassam o orçamento e os prazos são um pesadelo.

Big Dig | Boston (EUA) – Custo total estimado em U$ 14,6 bilhões – De 1982 à 2007

Dentro e fora do Brasil, são vários exemplos de projetos desastrosos. O Big Dig de Boston (EUA), por exemplo, foi uma das principais obras da história do país, cujo objetivo foi solucionar a situação caótica no trânsito de Boston. As obras começaram em 1991 e deveriam terminar em 1998 sob o custo de 2,6 bilhões de dólares, mas só foram finalizadas em 2007 sob o custo astronômico de 14,8 bilhões.

Para evitar que os projetos da sua empresa façam parte dessa estatística, a melhor saída é aumentar a eficiência, seja dentro ou fora do canteiro de obras. Confira a seguir 5 maneiras de atingir esse objetivo na gestão de obras:

1. Otimize o planejamento de obra

Grande parte dos erros de eficiência são originados na fase de planejamento – no Brasil, apenas ? do tempo total de obra e projeto são gastos com isso. Por isso, dedique seu tempo antes do projeto começar para descobrir as pessoas, os processos, as informações, os equipamentos e materiais necessários para que o trabalho flua da melhor maneira possível.

Atenção ao detalhes nunca é demais: no futuro, você pode estar impedindo que problemas, atrasos e aumento de custos aconteçam. Invista em ferramentas e tecnologias que ajudem a elaborar um planejamento completo, de acordo com o histórico de orçamentos e perfis de execução de projetos anteriores.

2. Adote a tecnologia BIM

tecnologia BIM (Building Information Modeling) está revolucionando o setor de construção. Ela consiste na criação de modelos virtuais precisos de uma construção de forma inteligente, reunindo todas as informações quantitativas necessárias para o planejamento antes mesmo das obras começarem.

Por exemplo, o BIM pode determinar quantas pessoas podem entrar e sair de um prédio a cada dia e, portanto, permitir que você calcule tamanhos de bomba, aquecedores de água e outros itens de forma muito mais eficiente.

Dessa maneira, os construtores podem ter uma visão realista da construção e dos gastos a serem gerados, e a exatidão dos dados fornecidos acaba gerando orçamentos e cálculos estruturais menos passíveis de erros ou inadequações.

 

3. Ouça a sua equipe

Seus trabalhadores são seus olhos e ouvidos no canteiro de obras. Se algo está dando errado ou pode ser feito de maneira melhor, eles saberão disso antes de você. Trabalhadores experientes podem ajudá-lo a detectar falhas em seu plano antes mesmo do início dos trabalhos.

Envolva-os no processo de planejamento para detectar problemas potenciais e alternativas para situações difíceis. Além disso, mantenha uma comunicação constante com eles ao longo das obras, com atualizações diárias sobre os serviços sendo executados – para isso, o mais indicado é utilizar alguma ferramenta para troca de informações específica para a construção civil, ao invés de e-mail ou aplicativos informais para envio de mensagens.

4. Invista em treinamento

O treinamento é fundamental para a eficiência da cadeia da construção – especialmente para os gestores, que precisam dominar princípios e técnicas de gerenciamento para manter os projetos fluindo sem problemas.

Para manter os altos níveis da sua empresa, invista em programas de treinamento para todos os funcionários, passando pelos níveis técnico e superior, estagiários, mão de obra em campo e gerentes e supervisores.

Por exemplo, um supervisor pode usar novos conhecimentos para orientar os trabalhadores em uma maneira mais eficiente de instalar vigas de aço, permitindo que o trabalho seja executado em menos tempo e com qualidade construtiva superior.

Leave a Comment

Your email address will not be published.